Translate

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Envelhecer

               

Caminho como Abraão,
envelheço e Deus me mantem fértil,
envelheço e me mantenho ocupado
pelos meus primos “Lós”
envelheço, e mantenho a esperança,
a fé que fecunda,
que ensina a saber esperar.

Envelheço e compreendo as mudanças,
aceitando-as, ou não, como certas,
as entendo, e me relaciono com elas.
Envelheço e não perco a alegria.
Envelheço e me livro, aos poucos,
de todos os preconceitos,
inclusive do preconceito contra os velhos.

Envelheço, e mantenho o olhar atento e terno.
Conto as crianças que já tive ao colo
e depois  as vi casar e tornei a pegar seus filhos,
no mesmo colo amigo, de amor aumentado,
por tantos amigos e filhos e netos.

Envelheço e me alegro de ver se cumprir em mim,
o velho plano de Deus, de Deus ser fiel até a morte
e queira Ele, que eu envelhecendo,
esclarecido, enternecido, nunca seja adormecido,
pelos anos que vivi.

Envelhecer não tem nada a ver com ser um chato,
nem murmurador, intransigente ou preconceituoso,
envelhecer não precisa ser só corpo,
porque a alma ao envelhecer mostra o vinho que somos
e o espírito quanto mais envelhece,
mais se mostra imutável e eternal.

Envelhecer é projeto de Deus,
então sabemos que é bom em todas as dimensões,
mantenha o aperfeiçoamento da alegria,
do sorriso, da paciência e do domínio próprio,
diga não e diga sim com mais propriedade.

                                                                                 Pr. Márcio Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário