Translate

domingo, 26 de janeiro de 2014

Misericórdia perfeita

Ide pois e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifícios.
Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores
Mateus 9.13

       Salvo melhor juízo, creio que todos que um dia se tornaram adultos, careceram da misericórdia e compreensão de alguém. Entendo, e por experiência própria, que as atitudes de compreensão e sábia tolerância para com as fragilidades pessoais de nossos irmãos e amigos, constituem-se não somente em um ato que motiva e facilita a mudança
daquele que erra, tanto quanto, dá conta de uma adequação interna de nossa estrutura psicológica.

        Devemos deixar bem claro, que a tolerância aqui colocada é sábia, por isso mesmo não se trata de conivência , coisa que agravaria a postura de erro; fica claro também, que tais atitudes de compreensão visam propositura de novos caminhos, caminhos que levem-nos ao encontro de nossos ideais mais sublimes, ou seja, a realização da vontade de Deus em nós.

        Misericórdia é mesmo a capacidade de compreender o estado de miséria do coração humano e estender-lhe a mão amiga para que haja uma maior e melhor condição de recuperação; é uma atitude ativa, quando é necessário intervir ou contemplativa, quando se entende que as consequências do próprio erro levarão aquele que tropeça a se re-erguer, logicamente ajudado por olhares de amor e capacidade de espera pela maturação vivencial.

         Por este motivo a misericórdia é perfeita, já que se mostra justa, quando aquele que titubeou e caiu pode erguer-se amparado e seguro por gestos fraternos e concomitantemente expõe o desejo de não manter-se em caminhos tortuosos.

         Já os que foram contemplados pela misericórdia e insistem na postura do erro e por fim, trazem sobre si, a conseqüência indesejada, pena que verazmente não  precisava ser cumprida, já que o foi vicariamente vivida por Cristo na cruz do Calvário.

          Exercer pois a misericórdia é contemplar-se com a graça de alcança-la, já que a escritura nos diz que Deus terá misericórdia daqueles que tiverem misericórdia para com o seu semelhante, é realmente demonstração inequívoca de compreensão e correspondência com a vontade de Deus para o homem.

   Pr Marcio Monteiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário